Entrevista - Ja Rule (Setembro de 2007)

01/08/2010 01:03

 

Ja Rule falou em uma recente entrevista sobre os altos e baixos na carreira, sobre os dramas do passado e sobre seu novo álbum intitulado "The Mirror." Confira abaixo:

 

Este é seu sétimo projeto solo. O que você aprendeu desde Venni, Vetti, Vecci e como sua música tem se deslocado desde então?

 

Eu acho que progredi como artista de várias formas. Como artista você tem que estar aberto a mudanças, e acho que fiz isso em toda minha carreira. Fazendo músicas para as minas como “Put It On Me,” ou um álbum nervoso como “Blood In My Eye.”

 

Certo, legal. Como foi essa transição de passar de um dos maiores MCs para alguém quase esquecido? Você pensou que poderia começar de baixo novamente?

 

Para mim eu nunca deixei de fazer boa música. Meu último álbum tinha faixas como “Wonderful” e “New York,” estas foram duas grandes faixas, então eu nunca deixei de fazer boa música. Eu apenas acho que fui vítima de muito ódio por ter feito tantas faixas de sucesso. Na carreira de qualquer um, quando você chama atenção publicamente e chega a um nível elevado começa a despertar ódio, isso é natural. Deixe-me exemplificar. As pessoas adoram odiar a Beyonce, eles adoram criticá-la sem motivos. Agora imagine, se alguém aparece enquanto estão jogando pedra na Beyonce e começam a criticá-la. Eles vão começar a falar um monte de besteiras a respeito dela. Eu fui vítima de algo realmente estranho, uma situação engraçada no Hip-Hop. Eu acho que isso nunca aconteceu antes. Você entende o que eu digo?

 

Foi bom você falar sobre isso. Eu tenho uma pergunta preparada. Desde que você levantou essa questão do ódio, eu quis te perguntar uma coisa. Várias pessoas dizem que 50 Cent acabou com a sua carreira. Você se responsabiliza por isso?

 

Não, porque primeiramente eu sou um artista. Em algumas situações, quando você é um artista você ousa ser diferente. Algumas vezes funciona, outras vezes não. Quando eu lancei o Blood In My Eye, era o que eu queria fazer como artista. Eu não me importei com o que minha gravadora disse. Eu não queria que fosse um álbum, queria que fosse uma mixtape. Eles disseram não, então saiu como um EP ou álbum. Eu lancei o álbum sem me importar com o que iriam pensar, eu queria fazer e pronto. Quer saber o que eu penso sobre o Blood In My Eye? Continuo achando ele um dos meus álbuns favoritos. (risadas)

 

Certo (risadas). Desde que você começou a preparar um novo álbum, como você se sentiria se 50 te atacasse outra vez? Você responderia ou deixaria pra lá?

 

Não tem necessidade. Eu disse tudo que tinha pra dizer no Blood In My Eye.

 

Ok, vamos em frente. Vamos supor que a Murder Inc. fosse formada por você, DMX e Jay-Z. Vocês três estão em momentos diferentes da carreira. Como você acha que seria se os três tivessem continuados juntos?

 

Ah mano, nunca se sabe.

 

Será que é possível ver uma parceria entre vocês três novamente? Como aconteceu na faixa “Murdergram?”

 

Nada é impossível.

 

O que podemos esperar da Murder Inc. neste exato momento? Onde está a Vita? A Ashanti está voltando?

 

Eu e Vita estamos juntos em uma faixa do meu novo álbum, intitulada “Something New.” Ashanti está fazendo as coisas dela, está terminando o álbum novo. Ela estará de volta este ano também.

 

E quanto ao Black Child e Tah?

 

Estão terminando os projetos deles e também estarão de volta este ano.

 

Beleza. Você mencionou o Blood In My Eye algumas vezes nesta entrevista, Fatal Hussein participou deste álbum. Um dos MCs mais esquecidos da atualidade. Ele está doente? Onde se meteu esse maluco?

 

Ele está fazendo as paradas dele agora. Ele está em Dirty Jerz. Fatal eu estou aqui mano. Nós vamos trabalhar juntos outra vez! (risadas)

 

Vamos falar sobre o novo álbum, The Mirror. De onde você tirou esse título e o que ele representa?

 

O espelho é um reflexo de você mesmo. O único lugar onde você pode ir e ver a verdade. O único lugar onde você não pode mentir. Eu não posso mentir pra mim, não posso mentir pra ninguém. Eu tenho que ser verdadeiro comigo. Este álbum é como minhas confissões. Eu respondo algumas perguntas como "O que você pensa sobre o público, você acha que eles te abandonaram?" Algumas dessas coisas que sempre me perguntam. Eu respondo nesse álbum. Mas não é apenas um álbum sério, é um álbum bem divertido também. Eu quero que o Hip Hop volte a ser divertido. O cenário de hoje é realmente sombrio. Todo mundo tem treta com todo mundo.

 

Falando em espelhos, você sempre foi conhecido por ser bastante passional, o que fez com que fosse comparado com 2pac várias vezes. Alguns rappers são mais conhecidos por seu liricismo por exemplo. Você acha que essa característica de ser passional é o que faz com que seja lembrado?

 

Absolutamente. Acho que é uma das coisas que faz com que eu seja lembrado. Eu definitivamente sinto a música. Eu amo o que faço e você pode perceber isso na música. Eu rimo com convicão e ninguém faz isso. Eu não acho que eles sentem o que estão dizendo, eles apenas dizem.

 

Última pergunta: Se você pudesse escolher hoje, entre ser um compositor ou continuar sendo este super astro que nós conhecemos, o que faria?

 

Eu amo ser quem sou e ter superado os obstáculos que superei para chegar onde estou. Existe um provérbio que é realmente verdadeiro para mim: "A grandeza às vezes não consiste no que você conquista e sim no que supera." Eu superei muitos dramas, tretas, investigações dos federais, e agora estou vivendo minha vida. Continuo forte e sendo o número um.

 

 

 

 

 


Enquete

Qual Deverá ser o Artista do mês de Outubro?

Projota (125)
Emicida (228)
Rashid (59)
Outro (52)

Total de votos: 514